quarta-feira, 20 de junho de 2012

SGBD

Oi, colegas! Antigamente as lojas, os hotéis, os hospitais, as escolas, as instituições públicas e as empresas privadas, mantinham todo seus cadastros e informações (cliente, fornecedores, pedidos, notas fiscais) só através de registro em papel, o que ocupava muito espaço e eram trabalhosos de se manipular. Hoje conseguimos ordenar um banco de dados por hora, data, estado civil, turma, classe, nome de paciente, etc, e de forma rápida buscar por uma informação. Isto é possível graças aos SGBD´s.
O SGBD, Sistema Gerenciador de banco de dados, é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL.
(fonte: Wikipedia)

Pense nisto: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. (Habacuque 3:17-18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário